TGG

Fundado em 2002, o Terminal de Granéis do Guarujá S.A. – TGG atua como terminal portuário para recepção, armazenagem e embarque de granéis sólidos, sendo o maior e mais moderno terminal da América Latina.
 
A iniciativa dirigida pelas empresas ALL, Amaggi e Bunge, em funcionamento desde fevereiro de 2007, se torna um diferencial para as exportações de granéis sólidos (commodities brasileiras) devido à sua estrutura diferenciada capaz de movimentar 8 milhões de toneladas/ano em sua primeira fase. A segunda fase consiste na construção de mais dois armazéns graneleiros.
 
Planejado da terra para o mar, o TGG viabilizou o transporte ferroviário da região Centro-Oeste, que era atendida predominantemente pelo modal rodoviário. A grande capacidade ferroviária possibilitou reduzir a fila diária de veículos em até 2.500 caminhões nas rodovias e nos municípios, ao longo dos 1.500 km de transporte desde a região produtora até o porto.
 
Localizado na margem esquerda do Porto Organizado de Santos, o TGG ocupa uma área de 340 mil metros quadrados e recebe grande parte da produção do Centro-Oeste do Brasil, o que representa um incremento de aproximadamente 50% no volume total de granéis agrícolas movimentados pelo Porto de Santos.
 
O TGG consolida o Porto de Santos como o maior porto de exportação brasileiro para o agronegócio.

 
Valores Máximos de Referência de Preços e Tarifas de Serviço
Produto (elevação) Preço (R$ p/Ton)
Soja 33,00
Milho 33,00
Farelo de Soja 37,00